quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

História
Igreja do Rosário





Considerada a mais antiga igreja de Fortaleza, a Igreja do Rosário foi edificada em 1730 em taipa e palha. Apenas em 1755 é ganhou bases mais sólidas, com o uso de cal e cimento em uma de suas reformas. O templo é tombado como patrimônio estadual.
Segundo os historiadores, a Igreja do Rosário foi construída pelos negros que integravam a Irmandade de Nossa Senhora dos Pretos, em uma época em que havia separação de raças e classes sociais em templos religiosos. Compõe, junto ao Museu do Ceará, a Academia Cearense de Letras e a Praça dos Leões, um dos mais belos conjuntos arquitetônicos de Fortaleza.





Instituto do Ceará



Fundado a 4 de março de 1887, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, onde tem sede e domicílio.
Sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos, duração por tempo indeterminado.
Reconhecida de utilidade pública pelo Decreto Federal n° 94.364, de 22 de maio de 1987, Lei Estadual n° 100, de 15 de maio de 1936, e Lei Municipal n° 5.784, de 13 de dezembro de 1983.
Tem por finalidade específica o estudo da História, da Geografia, Antropologia e das Ciências correlatas, especialmente do Ceará.
Para alcançar seus objetivos precípuos, realiza sessões ordinárias, especiais e solenes, e mantém:
- intercâmbio cultural com instituições científicas e literárias nacionais e estrangeiras;- a Revista do Instituto do Ceará, em que se publicam colaborações de Sócios, documentos históricos e outros trabalhos que a comissão de redação achar conveniente;- um Museu Histórico e Antropológico de caráter regional;- Biblioteca, Hemeroteca, Mapoteca e Arquivo;- Auditório Pompeu Sobrinho, para solenidades.





Fontes:


http://www.brazilonboard.com/for/8344.asp


http://www.institutodoceara.org.br/Principal/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário